Modernismo

terça-feira, 24 de maio de 2011

    Em oposição às formas clássicas, a arte moderna surgiu no final do século passado em forma de pintura e escultura. 
    Os impressionistas, primeiros pintores modernos, geralmente escolhiam cenas de exteriores como temas para suas obras: paisagens, pessoas humildes, etc. 

O Modernismo apresenta, características diferentes na prosa e na poesia. A poesia é escrita em dois períodos distintos: em 1922-1930 e em 1930-1945. Estas duas épocas apresentam também características diferentes. A prosa foi escrita principalmente em 1930-1945. 

 Características do Modernismo de 1922-1930: foi o mais radical dos movimentos modernistas, totalmente inovador, revolucionário, quebrando-se todas as estruturas do passado, voltado para fora, exteriorizado, "língua brasileira", que é a língua falada pelo povo brasileiro 
           -dois tipos de nacionalismo:
              + o nacionalismo crítico, que critica realisticamente a realidade brasileira, idéias esquerdistas 
              + o nacionalismo ufanista, que elogia exageradamente nossas riquezas, idéias de direita busca pela liberdade preocupação em retratar a vida diária, cotidiana, banal, sem exageros emocionais versos livres, sem esquema de rimas ou metrificação.


Baile Popular ( Di Cavalcanti)
 Destacam-se como artistas modernistas: Di Cavalcanti, Vicente do Rêgo, Anita Malfatti, Lasar Segall, Tarsilla do Amaral e Ismael Nery.













Site falando mais sobre a história modernista de uma maneira criativa.http://www.itaucultural.org.br/modernismo/01.html

0 comentários:

Postar um comentário