Arte após 2º Guerra

terça-feira, 24 de maio de 2011

    Na primeira metade do século XX o conceito básico da arte contemporânea e o conceito de vanguardismo estavam quase automaticamente ligados à ideologia do progresso, característica da moderna sociedade industrial que resultou da industrialização iniciada no séc. XIX. 

A 2ª Guerra Mundial traçou uma linha divisória na cultura e na história de arte deste século, que conduziu ao chamado informalismo, ao movimento abstraccionista, ou expressionismo abstracto nos Estados Unidos e a uma série de movimentos artísticos daí derivados 
"A guerra explodiu num contexto cultural que já tinha assistido, durante a década de 30, à emigração de numerosos intelectuais europeus para os Estados Unidos, com o consequente enriquecimento de conhecimentos e a criação de novos estímulos para a cultura americana. A essa emigração seguir-se-á, no final da guerra, a deslocação substancial dos centros de valorização da arte das capitais europeias para os grandes centros metropolitanos dos Estados Unidos, a começar por Nova Iorque. 
    Por outro lado, a duração e a expansão geográfica do conflito, bem como as suas consequências sociais e económicas, permitem englobar no termo "segundo pós-guerra" uma extensão temporal que vai desde o início dos anos 40 até ao final do decénio.... Por fim, há que destacar a dimensão trágica do conflito nas suas múltiplas manifestações, que não terminaram com o lançamento da bomba atómica, que iria influenciar nas consciências mais esclarecidas muito para lá da contingência do facto isolado, como sinal do encerramento definitivo de um ciclo da história da humanidade, pela consciência, que então se teve, de que era possível destruir todo o planeta. 


    Abaixo nota-se os movimentos artísticos q decorrem em paralelo no tempo:

Informalismo
    Dentro da arte informal pode falar-se de expressionismo abstracto, pintura matérica, pintura sígnico-gestual, gestualismo, action-painting , pintura tachista (do francês "tache" - mancha) e espacialista. 
Considera-se que a pintura informalista teve início em 1944, ou seja perto do final da 2ª guerra mundial - tendo ido buscar as suas influências ao dadaísmo, surrealismo e abstraccionismo - em dois focos principais que foram Nova Iorque e Paris, tendo-se posteriormente espalhado por outros lugares dos Estados Unidos e da Europa. 
La Garçonne ( Jean Fautrier)
O vulgarmente considerado iniciador do informalismo europeu foi o pintor francês Jean Fautrier (1898-1964) , que em finais da década de 20, realizava já um tipo de trabalhos que, apesar de ainda serem figurativos, distinguiam-se pela espessura das suas texturas














Action Paintng
    O termo Action Painting deriva de uma das características principais deste tipo de pintura: a velocidade de execução, o gesto, ou, o que é o mesmo, a pintura de acção. Pollock (um dos artistas mais importantes da história da pintura e iniciador do Expressionismo abstracto) utilizava sempre o sistema de dripping , ou seja o espargir directo de um tubo ou balde do qual cai a tinta. Esta vai cobrindo uma e outra vez a superfície da tela estendida horizontalmente no chão, daí resultando um denso emaranhado linear sem qualquer controlo ético ou estético, por vezes caótico.

Jackson Pollock
Artistas mais representativos :
- Jackson Pollock (1912-1956), Robert Motherwell (1915), Willem de Kooning (1904-1998), Franz Kline.

















Abstraccionismo
    A sua pintura era contrária à Action Painting . Perseguiam um ideal de pintura absoluta, diferente de tudo o que tivesse existido. Nas suas pinturas, a imagem torna-se um acontecimento ritual, mágico, sagrado, pretendendo intervir psicologicamente nos espectadores. 
    Artistas mais representativos: 
Exposição (Mark Rothko )
Mark Rothko (1903-1970), Barnett Newman (1905-1970), Mark Tobey (1890-1976), Ad Reinhardt (1913-1967), e Clyfford Still 

0 comentários:

Postar um comentário