Arte Grega

terça-feira, 5 de abril de 2011

   Os gregos antigos se destacaram muito no mundo das artes. As esculturas, pinturas e obras de arquitetura impressionam, até os dias de hoje, pela beleza e perfeição.

   Os artistas gregos buscavam representar, através das artes, cenas do cotidiano grego, acontecimentos históricos e, principalmente, temas religiosos e mitológicos. As grandes obras de arquitetura como os templos, por exemplo, eram erguidos em homenagem aos deuses gregos.

  Os gregos criaram, ao longo de sua história, as mais variadas formas de arte — desde as mais simples, como as moedas, até as verdadeiramente monumentais, como templos, estátuas em tamanho natural e maravilhosos relevos.

Pintura
     A pintura grega atinge, no juízo dos escritores antigos, o mesmo altíssimo nível alcançado pela escultura.
  Os antigos também a antepunham, em termos de importância, a própria escultura, e recordaremos que esta era sempre pintada, pois uma estatua sem cor teria aparecido como um corpo exangue, como o fantasma de uma árvore, de um edifício, como um contra-senso apesar de sua beleza, uma vez que a cor natural do mármore, do bronze ou da argila não poderia substituir a cor da imaginação artística.


ânfora grega com cenas mitológicas
Hídria decorada em vermelho

Arquitetura
   As estátuas das divindades precisavam ser protegidas contra as intempéries, e assim surgiram os primeiros templos gregos. Os templos mais antigos eram em geral simples construções de madeira e não resistiram ao tempo; mas, a partir do Período Arcaico, a pedra passou a ser utilizada na construção e, embora muito danificados, muitos desses templos chegaram até nós.
022
Templo da concórdia
   A construção do templo visava abrigar as estátuas dos deuses e não acomodar os fiéis. Praticamente todas as cerimônias religiosas eram realizadas ao ar livre, em altares especialmente preparados para cada evento.

0 comentários:

Postar um comentário